quinta-feira, maio 24, 2007

Raro filme hippie lançado em DVD

No dia 31 de maio de 2007 será lançado em DVD numa sessão única do Cine Clube Terra Brasilis, às 18h30, na Cinemateca do MAM, do Rio de Janeiro, Geração bendita: É isso aí, bicho! (1971), de Carlos Bini, produzido por Carlos Doady, e nunca exibido na sua versão original integral. Considerado “o primeiro filme brasileiro genuinamente hippie”, foi realizado por uma comunidade alternativa nos arredores de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, criada em fins dos anos de 1960, por brasileiros e estrangeiros unidos pelo mesmo ideal de “sociedade alternativa”. O acampamento durou apenas 3 anos, mas teve a boa idéia de produzir Geração bendita: É isso aí, bicho! – um manifesto em defesa de seu estilo de vida. Nunca, porém, pôde exibi-lo na íntegra – até hoje.

Durantes as filmagens, vários membros da equipe foram presos e tiveram seus cabelos raspados pelas autoridades. Depois de concluído com dificuldade, o filme foi proibido pela censura em 1971, que exigiu uma série de cortes que somavam mais de 40 minutos. Isso obrigou a equipe a refilmar seqüências inteiras para não inviabilizar a produção. Em 1973, o filme-mutante foi aprovado, mas não sem a imposição de novos cortes. Assim transformado pela censura em frankenstein de si mesmo, Geração bendita: É isso aí, bicho! chegou a ser lançado, mas apenas para ser, pouco depois, proibido e apreendido, permanecendo inédito desde então.

Em 2002, através da Cinemateca do MAM, os originais de Geração bendita: É isso aí, bicho! foram encontrados e transferidos para DVD. Raro documento de uma época e de uma de suas principais subculturas, assinado por integrantes da mesma, e não por observadores – críticos ou simpatizantes –, o filme possui ainda uma trilha sonora original composta pelo então desconhecido grupo Spectrum, mas cujos discos tornaram-se itens preciosos de colecionadores de raridades psicodélicas.

Esta sessão muito especial, em que se poderá apreciar a ressurreição de um filme alternativo cruelmente retalhado e enterrado vivo pela censura da ditadura militar, será acompanhada da projeção do documentário de curta-metragem Mutantes (1970), de Antonio Carlos Fontoura, com imagens da melhor banda de rock brasileira de todos os tempos, formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Após a exibição, haverá um bate-papo com o produtor e o diretor de Geração Bendita - É isso aí bicho!, seguido da distribuição de brindes e da venda de DVDS do filme.

Sessão Terra Brasilis: Exibição dos filmes seguida de bate-papo com Carlos Doady e Carlos Bini.
Dia: 31 de maio de 2007.
Horário: 18h30.
Local: Cinemateca do MAM-RJ - Av. Infante D. Henrique, 85 - Praia do Flamengo – RJ

Luiz Nazario