quarta-feira, maio 02, 2007

Possibilidades orgânicas da modelagem 3D





Um problema comum em muitas animações que utilizam modelagem 3D – tanto as pioneiras quanto algumas das mais recentes – é a tentativa de mimetizar o universo físico sem muita estilização, como se os objetos criados no universo virtual dos softwares ganhasse automaticamente consistência por semelhança imediata, semelhança esta que enganaria os olhos do espectador. Assim, a modelagem esteve em boa parte dos casos atrelada ao aspecto de simulação – que, é bem verdade, está na origem dessa forma específica de visualidade. Contudo, seguindo o caminho da estilização que aproveitasse o mundo específico da realidade concreta simulada em 3D, alguns animadores estão indo bem longe no aproveitamento de uma faceta mais orgânica desse tipo animação. Os exemplos abaixo não primam pelo acabamento complexo no campo das texturas, mas nas complexas mudanças e transformações possibilitadas pelo manejo de um material muito mais flexível que qualquer outro até hoje empregado no universo da animação.

O primeiro vídeo foi criado pelo coletivo de criadores francês The Holograms, que criaram todo um universo mutante a partir do simples template de um caminhão. O segundo, um anúncio animado para a vodka Smirnoff – criação de Edouard Salier e da agência JWT New York –, explora as possibilidades de mudança em objetos mais complexos, que se transformam em outros e se multiplicam ao sabor da trama.

Links:

- Coletivo The Holograms.
- Edouard Salier.

Via Llámame Lola.