Novas tecnologias como iPod, bem como a expansão muito pronunciada do mercado dos quadrinhos – que chegaram não apenas às grandes livrarias, deixando seu gueto situado nas bancas de jornal, mas também ao campo dos prêmios literários importantes – alargaram as dimensões da narrativa. Fenômeno já identificado por pesquisadores como nosso colaborador Luiz Nazario, esse inchaço das dimensões do campo narrativo e sua expansão ao universo real como diversão interativa, colaborativa, pode resultar numa espécie de achatamento do rico universo imaginário disparado por todas as narrativas, transformado em jogo de regras mais ou menos fixas e resultados estéticos decepcionantes (nada que o cinema, por exemplo, não possa produzir melhor).
Assim, surge o mix de HQ, animação, fotonovela, série de TV e jogo interativo The Many Worlds of Jonas Moore, que contará a história de uma espécie de super-soldado rebelde em um mundo normalizado por jogos eletrônicos virtuais e controlado por poderosas corporações globais. A sinopse, embora decepcionante e derivativa, não deixa de ser profética a respeito da propria natureza do empreendimento.
Links:
- Site de The Many Worlds of Jonas Moore e uma informativa resenha.
Alcebiades Diniz