segunda-feira, setembro 01, 2008

Jogos de Luz

Apesar do foco da indústria de entretenimento, voltada compreensivelmente para os grandes blockbusters, o DVD permite o resgate de experiências únicas na história do cinema e de cinematografias pouco conhecidas, obras de outsiders distantes voluntariamente ou não da indústria do cinema. E alguns lançamentos, como os dois que enumeramos abaixo, confirmam essa função salutar do formato digital:


- O CVM (Center for Visual Music) está lançando o título 3 Films by Elias Romero (1968-1972), com experiências desse cineasta que é um dos pioneiros do uso criativo da iluminação projetada para a construção de belas abstrações animadas – caminho ainda popular hoje, se levarmos em conta as experiências do grupo japonês PikaPika, que ministraram workshop no festival Anima Mundi deste ano. Romero empregava, em suas performances no distante ano de 1956, projetores cuja luz atravessava manchas e borrões de tinta, criando lisérgicos efeitos de mescla de formas. Em 1969, iniciou brilhante parceria com Richard Edlund (câmera) e colaboradores usuais como o músico Bill Spencer. O DVD cobre especialmente essa fase, na qual as criações de Romero passaram do campo da projeção para o do registro em filme, verdadeiras animações empregando a mais volátil dos objetos, a pura luz. O DVD, além dos três filmes do título (Sleeping Stories, Za, Lapis Lazuli) traz importante documentário, e pode ser adquirido diretamente no site do CVM.



- O selo de DVDs britânico Eureka Video, responsável pela notável série Masters of Cinema, acaba de anunciar o lançamento de dois raros filmes de Georges Franju, diretor da clássica fantasia de terror – já dissecada anteriormente neste blog – Os olhos sem rosto (Les yeux sans visage, 1960). Os dois filmes são Judex (1963) e Nuits rouges (1974). O primeiro é um remake muito particular que Franju fez da famosa obra de Louis Feuillade, série de aventura clássica do cinema silencioso, transformando-a em narrativa fantástica com toques de Jean Cocteau, próxima ao conto de fadas visual, lindamente fotografada em contrastante preto e branco por Marcel Fradetal. Já o segundo, outra fabulação a partir do universo original de Feuillade, desta vez realiza uma homenagem simultânea ao cinema de Fritz Lang, ao mostrar exóticas conspirações e aventuras em torno dos mistérios da Ordem dos Templários. O DVD, recentemente anunciado em press release oficial, deverá estar disponível em breve.

Alcebiades Diniz Miguel