sábado, julho 26, 2008

Amblin (1968), de Steven Spielberg




Repositórios de vídeo disponíveis na rede, como o conhecido YouTube, são tristemente conhecidos por albergar os piores exemplos de home video existentes. Contudo, excelentes trabalhos também podem ser encontrados, e esse é o caso de Amblin (1968), primeiro projeto finalizado em 35mm de Steven Spielberg. Trata-se de um curioso Road Movie estruturado pela perspectiva pedestre de um casal de simpáticos caronistas atravessando as regiões áridas no sul da California, emolduradas pela bela fotografia de Allen Daviau, cuja colaboração com aquele diretor se estenderia a longas mais conhecidos, como O Império do Sol e E.T. O próprio Spielberg, contudo, não teria o curta em alta conta, considerando-o "um grande comercial da Pepsi, com a profundidade e a alma de um pedaço de madeira flutuante", o que contribuiu para que jamais fosse distribuído em larga escala. Contudo, esse curta foi responsável pelo contrato de 7 anos de Spielberg com a Universal, que gerou, entre outros grandes filmes, Encurralado e Tubarão.

O filme, com o passar dos anos, tornou-se invisível, a não ser por uma cópia em VHS de baixa qualidade. Essa cópia foi digitalizada e acabou publicada no YouTube, o que é uma pena pois arruina o trabalho de fotografia. Mas a versão de Amblin na Internet, apesar da qualidade da imagem, vale a pena pelos achados visuais do jovem Spielberg e pela revelação de sua capacidade de contar histórias vividamente humanas, com ou sem fantásticas tecnologias.

Mais informações sobre o curta (além de uma versão para download e outros projetos do jovem Spielberg) pode ser encontradas no blog Binary Bonsai.

Alcebiades Diniz Miguel