quarta-feira, junho 14, 2006

Raio Azul: A Próxima Geração de DVDs está às Portas

Os DVDs e sua tecnologia surgiram em meados dos anos 1990, a partir de uma aliança entre Sony e Pioneer, que combatiam propostas de armazenamento digital para vídeo semelhantes que surgiam à época, como o MultiMedia Compact Disc (MMCD). O DVD constitui um padrão extremamente versátil e amplo, colaborando para a difusão e amplitude dos gêneros cinematográficos mais distantes e diferenciados, além de constituir uma sólida ferramenta de backup para os computadores pessoais. Mas, com o avanço de formatos ainda mais complexos, dotados de resolução de vídeo e áudio muito maior, a capacidade dos DVDs – de 4,7 gigabytes, considerada não muito tempo atrás uma quantidade imensa – se encontra em seu limite. É bem verdade que a tecnologia empregada nos DVDs foi uma extensão, uma melhoria, daquela emprega nos velhos CDs de áudio ou CD-ROMs de dados, que armazenam “exíguos” 700 megabytes: ambos utilizam uma raio laser de cor vermelha para leitura e gravação da dados, mas enquanto os CDs utilizam comprimento de onda de 780 nm (nanômetros), os DVDs empregam um registro algo menor, de 650 nm. Essa diferença de 130 nm garante a capacidade de gravação e versatilidade dos DVDs.

Contudo, com a difusão de formatos e aparelhos de TV de alta resolução (HD, ou High Definition), uma espécie de segunda vinda dos DVDs surge no horizonte: trata-se dos aparatos e mídias que utilizam uma raio laser de cor azul-violeta, empregando um comprimento de onda de 405 nm, o que garantiria a possibilidade de gravar até 50 gigabytes de dados em discos de camada dupla. Essa capacidade de armazenamento, imensamente superior àquela dos DVDs atuais, possibilitará a gravação de filmes complexos em altíssima resolução, com imagem e som de qualidade cinematográfica; ou o armazenamento de toda a produção fílmica, restaurada, de um Dreyer ou Hitchcock em um ou dois discos. Além disso, os discos no novo formato trarão novas formas de interatividade, inclusive com o emprego de linguagens de programação bem mais sofisticadas – Java e Extensible Markup Language (XML) – para a autoração de conteúdo, algo que vai muito além da simplória forma de criação de conteúdo nos DVDs atuais, com seus botões fixos e menus em loop. Mas, como em casos passados do estabelecimento de outros padrões na indústria audiovisual, há uma disputa feroz em torno de duas “abordagens” para as mídias/equipamentos que utilizem o “raio azul”: o Blu-Ray Disc (proposto pela Sony, reúne empresas de vanguarda no setor tecnológico, como Apple Computer e HP, além dos estúdios Disney, Twentieth Century Fox e Warner) e o HD DVD (promovido pela Toshiba, Nec e Sanyo, tendo o apoio das poderosas Microsoft e Intel, e de estúdios como Paramount e Universal, além da Warner, que aparentemente apóia os dois formatos). As diferenças são basicamente entre capacidade de armazenamento (um Blu-Ray Disc de camada simples teria 25 gigabytes, enquanto um disco semelhante no formato HD DVD teria 15 gigabytes), mas a guerra de padrões está apenas começando, uma vez que os principais adversários (Sony de um lado e Toshiba de outro) já anunciam para breve o lançamento dos primeiros tocadores e gravadores utilizando esses formatos. Vários filmes também foram anunciados, indicando que a briga será longa.

Correndo por fora está o Enhanced Versatile Disc ou EVD, lançado pelo governo chinês em 2003, como forma de driblar os custos de utilização das tecnologias de codificação e proteção de dados usuais em DVDs (como Macrovision e MPEG-2). O EVD, como os outros mencionados formatos de nova geração aceitam formatos HD. Isso ocorre graças à ferramenta de codificação utilizada, chamada VP6 da On2 Technologies, mais barata e eficaz que aquela empregada em DVDs. Embora a oferta de filmes lançados nesse formato seja quase nula – quatro apenas, incluindo Herói e Clã das Adagas Voadoras – a opção chinesa abre caminho para soluções locais, mais baratas, como o Forward Versatile Disc (FVD), comercializado em Taiwan.

Links:
http://www.bluraydisc.com/
http://www.hddvdprg.com/
http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hddvd/default.aspx

Alcebiades Diniz Miguel