quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Cinema, TV e DVD – Formatos da Imagem

A tecnologia do DVD finalmente permitiu aos cinéfilos assistir na TV Tradicional (4/3) ou na TV Widescreen (16/9) aos filmes em seus formatos cinematográficos originais, sem a supressão de partes significativas da imagem operada no vídeo. Mas nem sempre essa possibilidade é aproveitada nos DVDs lançados – sobretudo – no Brasil, onde essas nuances (quase brutais) não chegam a ser percebidas pelo consumidor comum.

Na TV 4/3, para cada 4 unidades de largura há uma relação de 3 unidades de altura; dividindo 4:3, tem-se 1.33:1 – o formato Fullscreen ou Full Frame que preenche toda a tela. Até os anos 1950 este era o único formato disponível, e todos os programas e filmes televisivos fizeram uso dele:


Já o formato Pan&Scan tenta adaptar formatos originais em Widescreen (16/9) ao Fullscreen (4/3), mantendo a altura do fotograma e cortando os lados: perde-se na tela da TV mais de 50% da imagem original do filme:


A solução alternativa ao massacrante Pan&Scan é o formato Letterbox, que utiliza as 270 linhas centrais, com faixas negras ocupando as restantes, em cima e em baixo da imagem, permitindo ver mesmo numa TV 4/3 o fotograma na sua totalidade, com sua relação de aspecto (aspect ratio) mantida como no original:


Na TV 16/9, para cada 16 unidades de largura há 9 unidades de altura; dividindo 16:9, tem-se 1.78. Se a tela é inteiramente ocupada pela imagem, a relação de aspecto é 1.85:1; se há duas faixas pretas no alto e em baixo, a relação é 2.35:1:


Os filmes em Widescreen têm a melhor performance no formato Anamórfico, que apresenta sua máxima qualidade na TV 16/9. O formato expande a imagem, para que ela desfrute das 480 linhas horizontais de resolução que toda TV, seja 4/3 ou 16/9, dispõe. Na TV 4/3, esse formato deforma a imagem, mas na TV 16/9 um circuito reconhece o sinal anamórfico e comprime as 480 linhas nas normais 270. Assim, a resolução é sensivelmente mais alta e a razão de aspecto tem exata correspondência.

Atualmente, a lente Super 35 permite rodar contemporaneamente a versão Widescreen e a Fullscreen sem perda de partes da imagem. No exemplo do filme Con Air abaixo, a imagem do cinema possui a relação de aspecto 2.35:1, mas não representa todo o material filmado, apenas uma porção dele. Para ajustar a imagem Widescreen ao formato Fullscreen da TV 4/3 basta utilizar a imagem inteira captada:


Assim, antes de adquirir um DVD de seu filme amado e desejado, pesquise na embalagem o formato em que a versão foi lançada: se aí constar o formato Fullscreen, ou 4/3, ou 1.33:1, a não ser que a obra tenha sido originalmente realizada para TV, ou que seja essa a única versão existente da obra em todo o planeta, sua rejeição deve ser imediata.

Fonte do texto e das imagens: http://www.dvdessential.it/pagine/tecnica.htm

Luiz Nazario