quinta-feira, abril 10, 2008

O monstro da Disney


Recentemente, o blog Monster Brains trouxe rico material visual sobre a composição do monstro para o filme Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956), dirigido por Fred M. Wilcox. Nessa ficção científica que emprega elementos derivados da peça A tempestade , de William Shakespeare, uma equipe de resgate, enviada ao ignoto planeta Altair IV com a missão de obter informações sobre a desaparecida expedição Bellerophon, encontra o Dr. Edward Morbius e sua filha, Altaira, além de um terrível monstro completamente invisível a não ser nos momentos em que se choca, em sua fúria, com uma cerca eletrificada. A intrigante trama tornar-se-ia lugar-comum de muitos filmes posteriores de ficção científica, enquanto as aparições do monstro surpreendem pela originalidade e pela forte carga simbólica de uma criatura de design tão simples. A MGM, produtora responsável pelo filme, contratou para criar o monstro um dos chefes de animação da Disney, Joshua Meador e uma equipe completa de animação - a primeira vez que a Disney permitia que seus animadores fossem contratados por outro estúdio. O resultado visual é impressionante, pois há desde o design futurista mas weird de robôs e maquinaria até intensas e complexas mesclas de animação e filme em diversos momentos da trama. Contudo, as aparições do misterioso monstro ocupam, nesse sentido, um lugar especial.

Meador e sua equipe utilizaram um novo approach para animar seu monstro: ao invés de desenharem, seguindo a técnica usual, a criatura em folhas de acetato transparentes que seriam projetadas contra um fundo, e animadas, optaram por desenhá-la em grafite, quadro a quadro, em papel. Cada um dos desenhos, posteriormente, era fotografado com filmes de altíssimo contraste. A imagem negativa capturada foi então utilizada para composição por sobre o positivo original do filme. O resultado ainda é assustador e sugestivo: o monstro é instável e imaterial, mas feroz e disforme, a materialização perfeita de instintos violentos e primitivos reprimidos. Abaixo, podemos ver algumas das imagens originais utilizadas para sua criação do monstro:


A poderosa sugestão que a criatura despertava em seu formato minimalista não deixaria indiferentes outros designers que tentaram atualizar a proposta com elementos medonhos ainda mais incisivos ou naturalizar a imagem com elementos realistas e concretos. Abaixo, temos respectivamente uma suposta arte para a refilmagem de Forbbiden Planet e a tentativa do designer Tony McVey de dotar a criatura de um aspecto mais concreto e anatomicamente correto:


Nota: Forbbiden Planet é um filme que ainda não foi lançado no Brasil, mas a excelente edição dupla lançada nos EUA pode ser adquirida pela Amazon.

Alcebiades Diniz Miguel