quinta-feira, agosto 30, 2007

Novos formatos para animação


A explosão criativa – rapidamente revertida em audiência e consumo frenético de DVDs e outros materiais promocionais – das séries de TV nos últimos anos criou novos espaços e formatos para a produção audiovisual. Agora, esses espaços, anteriormente ocupados por produções caseiras em sítios como o YouTube começam a ser preenchidos por interessantes propostas de grandes produtoras. Esse é o caso da série de animação Afterworld, realizada pela produtora Eletric Farm com o apoio de pesos pesados da indústria audiovisual, como a Sony (que já adquiriu os direitos da série para transmissões por televisão e outros dispositivos, como celulares, além de planejar um game baseado na série para o ano que vem) e a Sci-Fi Channel, que exibirá a série com exclusividade na Austrália. A série também será exibida no MySpace, misto de sítio de relacionamentos e frame para divulgação de textos, imagens, sons, filmes, etc. na Internet.

A trama é pós-apocalíptica, com traços derivados de séries do gênero Science-Fiction clássicas como Além da Imaginação (Twilight Zone): um personagem acorda, um belo dia, para descobrir que toda a humanidade desapareceu e que ele, aparentemente, é o único sobrevivente. Pelo que é possível ver do trailer, a animação emprega técnicas convencionais de 3D (não muito distante daquela empregada em jogos), com belas paisagens geradas por computador, mas com artificialismo evidente na movimentação mecânica e na textura "plástica" da pele dos personagen. Contudo, esses novos caminhos, se aproveitados com tramas instigantes (como ocorre em muitas séries de televisão) podem encenar a expansão do mercado de animações, o que facilitaria até mesmo a recuperação de boas animações do passado adaptados aos novos meios.

Links:

- Site da série Afterworld.
- Comentário sobre essa série de animação no Cartoon Brew.
- Matéria completa (com o trailer) publicada na LA Times (para ter acesso, é necessitário ter cadastro no site, o que pode ser feito de graça).

Alcebiades Diniz Miguel